quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Nossa terra, nosso lixo...

Hoje pela manhã ao sair de casa, levando o lixo pra jogar fora, encontrei um cara dentro da cesta coletora de lixo, ao me aproximar ele virou para mim e disse:
- tem uma garrafinha ou uma latinha ai "mano"?
eu disse:
- pô cara, não tem não.

Dâ para acreditar nisso?, mas acredita que uma vez isso tudo onde vivemos hoje era mato?, onde se poderia caçar o seu proprio alimento, comer frutas e legumes fresquinhos?
pois é, as arvores deu lugar a grandes construções de concreto, o chão de barro deu lugar ao asfalto esburacado e cheio de quebra-molas, os rios e lagos hj é uma enorme fonte de lixo e esgoto.
hoje em dia as pessoas vivem nesse lixo que chamamos de cidade, onde elas agora tem de catar lixo, as sobrar de outras familias ou os materiais reciclaveis para alimentar as suas familias, viver não mais é como antes.
onde antes sentiamos o cheiro do orvalho das arvores, do barro quando a chuva caia, sentimos hoje é esse mal cheiro dos esgotos produzidos por nós mesmo, a fumaça que saem dos veiculos, onde antes, nosso transporte eram os animais e o unico cheiro forte que existia eram das suas "descargas" de alimentos que não serviam mas para o seu metabolismo.
o canto dos passaros deu a vez para as "buzinas" dos veiculos esbravejados com a presa.
isso é ou não é uma coisa de louco?
e com toda essa mudança, com todo esse adivento da tecnologia, não conseguimos nem mesmo manter um preço bom para o mais basicos dos alimentos o "pão", que hoje pela manhã vira noticia de jornal, que com a crise financeira o trigo tera um aumento de 15% e isso será repassado para nós.
agora imagina, se aquele cara que estava de manhã me perguntando se tinha latinha ou garrafa plastica para vender, o quanto desse material ele terá de "catar" pra compra o pão pra sua familia?
O dobro do que ele roda na cidade atraz desse material ele terá de conseguir pra isso.
E as vezes agente joga até fora o pão que agente diz estar dormido de um dia para o outro.
é isso companheiros, é isso que queremos pra nossa gente.
é isso que acontece quando não nos preocupamos com o proximo, é isso que acontece quando deixamos de fazer algo em prol de nossas vidas.
E é isso que acontece quando elegemos pessoas como aquele individuo que elegemos como o 4º canditado mais votado em Salvador 0 tal do "Leo Kret".
continuamos assim e tudo que teremos amanhã quando acordarmos será um grande e imenso saco de lixo ao invez de nossos lares.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso que vc disse..não acontece só na sua cidade...aqui onde moro não é diferente não...nos mesmos estamos produzindo o nosso próprio saco de lixo...
É muito triste saber que pessoas sobrevivem com o que a gente acha que não serve mais pra gente...um pedaço de bolo que ficou por 02 dias quardados e jogamos fora por que ninguem quer comer..o que sobrou do lanche das crianças..vai pro lixo..por achamos que é resto e o resto não nos serve...
Sabe...eu sou uma pessoa que estou me concientizando com essas coisas...prometo melhorar...
Estamos sempre tentando melhorar, tentando buscar coisas melhores para nossa familia e para as pessoas que amamos, mais a que custo isso acontece...infelizmente pensamos e olhamos mais nos nossos umbigos...do que em qualquer outra coisa...
Tenho muito respeito por essa terra...apezar de brincar que "só eu ja devastei meia floresta Amazônica" por causa da quantidade de papel que gasto...sei que minha sobrevivência depende dela.


Gostei muito do seu texto...