sexta-feira, 4 de julho de 2014

Estou lendo o livro Vidas Secas...que livro chato. Conheço algumas pessoas que disse ter gostado dessa leitura, paramim o fim se alongava.

Comprei o livro A Arte da Guerra, para  o diário, mas minha primeira opção era A Águia e a Galinha,por causa das cores das capas dos livros e temas, o primeriro já diz "guerra" e mesmo que talvez não seja, tem uma referencia da natureza.

Algumas pessoas que leram esse livrq (A Arte da Guerra), me disseram não ter gostado. Tony leu e gostou,iniciarei a leitura amanhã.

Eita! Hoje não é amanhã, já se passaram alguns dias, e não li o livro... li Ciêcia Política de Paulo Bonavidês, que leitura complicada, tenho mque mim adaptar a essa forma de escrita estranha.

E a leitura de A Repúplica, nada convence Sócrates, ele sempre acha uma brecha. Bem, vou ser advogada... então me espirarei nele.

Comecei! A Arte da Guerra!

SunTzu, inicia o capítulo vaalorizando a gurra.
Ele diz: "A guerra de vital importância para a nação. É o domínio da vida ou da morte o caminho para a sobrevivência, ou a destruição. É necessario avaliá-la corretamente".

Após i primeiro capítulo fiquei com a impressão de que esse livro é uma cartilha de gerra.

Como base inicial para om estudo de uma batalha, ele segue esplicando o caminhar, o tempo(clima), terreno, liderança e regras.

Ele dá um conselho sobre "disfarces", que gostei muito. Nunca mostrar a real intenção numa batalha, e tomei isso para minha vida.

É sempre o povo que paga pelas decisões de poucos. Se querem tanto a guerra, massacres, eles complicam muito. Iriam ambos os chefes se estapiarem, o que desistisse primeiro, perderia a guerra.Né? Seria então mais fácil, sem baixas, sem vidas roubadas.

Em uma das estrategias de guerra ele aconselha saquear o inimigo, deixá-lo sem suprimentos para que as tropas alheias fiquem fracas para a batalha.
Quem diria, é uma estratégia de guerra!

E fugir! Tá vendo, não é vergonhanão, é sobrevivência. Viu que  vai perder foge!

Ele fala dos exércitos fortes, sem disciplina e nem estratégia, se tornarem fracos e que tanto na guerra quanto na vida força não é poder.

Amei a parte dos espiões, mo complicado é que não vou achar, na época de hoje.

Para uma batalha é preciso se ter um general. E para ser bom, tem que ser duro, firme, imponente, suas ordens jamais são questionadas, porém ele cuidará dos sseus como crianças. E por consequencia o resultado será fidelidade em qualquer situação ou terreno. Lembra o domínio dos pais com seus filhos.

A Arte da Guera é um livro bem arrumado, com o uso incrivel da cor preta, sua  arrumação atraí a leitura.Isso ajudou por que se não fosse assim, ficaria difícil prender a atenção, por causa do tema que o livro trata.
O livro ensina métodos e dá conselhos de como se comportar numa guerra para se obter vantagens.

Tem de tudo nu8ma guerra, formas e estrategias de guerra, que se não forem seguidos, realmente dá a impressão de que não se chegará ao sucesso.

O "homem" sempre quer algo que não é seu, e guerreia para conquistá-lo, muitas vezes sutilmente sem declarar, para que não seja descoberta suas intenssões.
Ao contrario do que pensei no inicio, gostei do livro e irei repetir a leitura.



Nenhum comentário: